Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA
Maristela Silvério/Tania Lourival
2ª à 5ª feira - de 8h às 19h



ENTREVISTA
com Tania Lourival
Fisioterapeuta - Acupunturista

CREFITO 135125-F


1- Como começou seu caso de amor pela Acupuntura?

- Meu pai e minha avó já se tratavam com Acupuntura há mais de 25 anos o que eu  achava interessante.  Anos depois, a minha mãe também começou a se tratar com a Maristela, aqui mesmo no Espaço Corporal. Um dia, precisei fazer uso desta alternativa e gostei do resultado, resolvendo conhecê-la mais a fundo. Então, após concluída a Faculdade de Fisioterapia, fui fazer a Pós-graduação em Acupuntura e me encantei. É simplesmente apaixonante.

2- Você usa mais alguma técnica durante a sessão de Acupuntura?

- Durante a Pós-graduação fiz alguns cursos como Auriculoterapia Francesa, Acupuntura em Estética Facial e Corporal, Moxabustão, Ventosa, Stiper, Cristais Radiônicos e Spiral Taping. No caso da Auriculoterapia, mais tarde, eu procurei uma outra técnica que é de Pega e Pressão (Jie Ya) da Escola Huang Li Chun onde o diagnóstico clínico segue o princípio da Acupuntura (oito princípios, cinco elementos, Qi, Xue etc...), que é a que eu mais uso. Fiz também dois cursos de Aromaterapia com Óleos Essenciais, e faço uso deles dependendo do que o cliente esteja precisando. E, recentemente, fiz um curso de 1 ano em Dietética Chinesa. O mais interessante é poder mesclar tudo, pegar o melhor do conhecimento que você adquiriu de todas as técnicas e dar aquele que procura o seu serviço, um atendimento diferenciado.

3- E no caso da sua drenagem o que a faz ser diferentes das outras?

- Depois de fazer o curso de Aromaterapia, resolvi associar os benefícios dos óleos essenciais com a Drenagem digamos “turbinada”, que é uma mistura da Drenagem Linfática com a modeladora intensa, onde uso o óleo de coco babaçu e o óleo extra virgem de linhaça misturados a óleos essenciais de gengibre, limão siciliano, tangerina entre outros. São óleos que ajudam na queima de gordura local e também tratam da pele.

4- De tudo que falou acima, qual técnica você mais gosta?

- Sou obrigada a confessar que a Acupuntura é meu xodó, mas gosto de trabalhar com diferentes técnicas, até porque o paciente que chega a você tem que ser olhado em sua totalidade e então você lança mão dos recursos disponíveis para devolver a ele o equilíbrio físico-emocional.






ENTREVISTA
Com Maristela da Rocha Silvério

Você poderia contar para nós um pouco da sua trajetória profissional?

Bem eu me formei na UFMG há 27 anos em Fisioterapia, naquela época não tinha muito isso de especialização, a gente fazia de tudo um pouco. Então eu trabalhei em muitas áreas, fisioterapia respiratória, paralisia cerebral, hemiplegia , ortopedia.
Logo depois de formada eu fiz um concurso para residência no Hospital SARAH -Brasília, lá foi uma grande escola pois eu ainda era muito teoria e pouca pratica , e lá eu tive um reforço na teoria sem falar na importância da pratica num dos hospitais de Reabilitação mais completos que eu conheci.
Do SARAH eu voltei para Minas e abri uma clinica de Fisioterapia em Ouro Preto -MG, atendia de tudo.O casamento me levou para Salvador -BA, lá trabalhei muito e dei aulas na Universidade Católica de Salvador.Me mudei novamente, desta vez para Porto Alegre e continuei a trabalhar como Fisioterapeuta do INSS. Finalmente em 2000 vim para Niterói e como teria que recomeçar, pois aqui ninguém me conhecia, resolvi fazer um curso que sempre tive vontade de fazer a especialização em acupuntura . Foram quase 3 anos na  Pestolozzi. Trabalho até hoje no INSS como Fisioterapeuta Acupunturista e há sete anos aqui em Itaipu no Espaço Corporal Vania Maciel.

Você diria que abandonou a Fisioterapia pela Acupuntura?

De maneira alguma, a minha formação de base é a Fisioterapia, então eu sempre tenho um olhar para o movimento, para a biomecânica.
Acho que de alguma forma eu integro e faço um link entre os dois. Penso que o movimento ou a falta dele manifesta os bloqueios energéticos, as estagnações do "QI". Tento sempre enxergar o individuo como um todo- corpo, mente, alma.
Acho que a Medicina Chinesa e mais ainda as filosofias orientais me encaminham para esse pensamento, mas mesmo antes quando eu trabalhava só com Fisioterapia eu já via que as limitações não estão só no corpo e sim no individuo como um todo.

Fala para gente como foi a experiência de conhecer e estagiar num hospital na China?

Foi maravilhoso, era um sonho antigo conhecer o local onde nasceu a Acupuntura .
Preparei-me por dois anos, este ano tomei coragem e fui pro outro lado do mundo. Foi incrível tanto como experiência pessoal como profissional. Fiquei em uma cidadezinha no interior da China
(Cidadezinha na China tem três milhões de habitantes) Mianyang, na província de Sichuan vizinho ao Tibet.
Estagiei num hospital de Medicina Tradicional Chinesa onde pude acompanhar procedimentos que nunca tinha visto, mas também fiquei feliz porque muito do que realizamos aqui eu vi ser realizado por lá. Trouxe também alguns aparelhos para trabalhar a diminuição da dor e me rendi e trouxe também uma caneta laser para os pacientes que não suportam agulhas. Além do mais subir as muralhas da China e ver os pandas de perto foram duas das maiores emoções da minha vida. 


Maristela da Rocha Silvério
Fisioterapeuta- Acupunturista CREFITO 4466-F




Como fazer para manter nossas energias equilibradas evitando assim o adoecimento e todas as consequências danosas que decorrem da falta de saúde?

Podemos buscar na sabedoria milenar oriental uma resposta para quem deseja estar bem, apostando numa linha de tratamento que visa a promoção da saúde, pois o objetivo maior das técnicas orientais é sempre corrigir as desarmonias energéticas, acionando nosso próprio sistema de cura e retornando ao equilíbrio.
Na acupuntura temos sempre em vista o indivíduo como um todo, sendo por isso tão importante o relato do paciente, o estudo do seu pulso e de sua língua.
É fundamental que o acupunturista tenha um olhar/escuta detalhada antes de decidir pelo programa de tratamento mais adequado.
A escolha dos pontos visa o restabelecimento do fluxo de energia retirando as estagnações decorrentes dos problemas físico-emocionais.
A manutenção da saúde ou a recuperação da mesma se dá pelos próprios recursos energéticos de cada um, sendo que a Medicina Tradicional Chinesa contribui com várias ferramentas, dentre elas as agulhas, massagens, moxabustão, stiper, cristais radiônicos, auriculoterapia e etc..., são recursos usados para desbloquear, movimentar e harmonizar as energias que já existem dentro de todos nós.

E você de que forma vem mantendo a sua saúde?


Maristela Silvério e Tânia Lourival

Horário de atendimento - de 2ª à 6ª feira - agende a sua hora.



Acupuntura e Auriculoterapia

A vida atribulada, o estresse, uma má alimentação faz com que o nosso corpo entre em desequilíbrio. E às vezes nós procuramos ajuda somente quando uma dor, ou mal estar, nos afeta. Mas o que não podemos deixar acontecer é justamente isso, deixar que o corpo grite pela ajuda. A acupuntura, que é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, usa agulha em pontos específicos trazendo de volta esse equilíbrio, essa harmonia tanto do físico quanto do emocional.

Auriculoterapia é um ramo da acupuntura que estimula pontos situados na orelha. O cliente pode continuar com o tratamento em casa, pressionando esses pontos durante o dia, a semana inteira, sentindo alívio a cada pressão.

Para equilibrar sua energia e manter sua qualidade de vida, conte sempre com essas duas técnicas. Como todos os dias passamos por esses momentos desarmoniosos, a minha dica é que a continuidade é fundamental para mantermos uma qualidade de vida.



Tania Lourival
Fisioterapeuta - Acupunturista
CREFITO 135125-F


Recomeçar na Primavera e 
Atingir o Apogeu no Verão

Muitos de nós já conhecemos os conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa, o yin / yang como opostos complementares. Lembrando que eles são os dois aspectos de uma mesma unidade que se transforma a cada segundo.

Estas transformações constantes ao contrário de nos angustiar, devem nos alegrar, porque temos o tempo todo a oportunidade de renascer. Para os chineses o ano se inicia na primavera, pois é quando tudo na natureza está brotando. É por isso a estação do elemento madeira e manifesta-se no organismo humano no fígado. É uma época propícia para iniciar novos projetos.

Já o verão “é o apogeu da primavera, e só por ela ser”, é quando se manifesta a força do fogo, que no organismo humano é representado pelo coração.

O ciclo sempre continua e nada como viver o apogeu com sabedoria para colher os frutos no outono, se recolher no inverno e novamente recomeçar na primavera.

E lembre-se que você também pode contar com as terapias orientais (acupuntura, shiatsu, auriculoterapia) para se harmonizar.

Esperamos por vocês.

Maristela da Rocha Silvério
Fisioterapeuta- Acupunturista CREFITO 4466-F

3 comentários:

  1. Muito bacana essa página!!!! Amei tudo! bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Recebi a indicação com o nome da Dra. Maristela. Gostaria de entrar em contato, como posso proceder?

    Abs e obrigada!

    ResponderExcluir