Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

ATIVIDADE FÍSICA

GINÁSTICA TÔNICO FUNCIONAL
Daniela Gatti
2ª e 5ª feira - 17h

29-maio - Entrevista de Vania com Dani:

Vania Maciel pergunta Daniela Gatti responde:



1- Treinamento Funcional, essa “onda” é novidade?

Não, não é novidade. Hoje tem se dito como uma grande descoberta, que esse “funcional”, seria um exercício multi-articular, e que usa o corpo todo. Mas pra gente nada mais é do que a globalidade. Em 2010, fui a São Paulo num meeting de treinamento funcional, pra saber o que estava acontecendo de novo . Lá, foi muito discutida essa questão, pois há profissionais que acham que por estarem fazendo exercícios em bases instáveis, estão criando um trabalho funcional.
Funcional é transportar aquele exercício pra vida cotidiana da pessoa. Na visão mais global possível, porque em tudo o que a gente faz durante o dia estamos usamos o corpo todo. O que desse exercício essa pessoa poderá levar pra vida dela? Funcional é o que foge da repetição mecânica. Trabalha o corpo todo ao invés do segmentado.

2- Há quanto tempo você faz esse  trabalho? E, como é isso na prática?

Há uns 8 anos, faço esse tipo de trabalho. Como aquele exercício segmentado que utiliza o corpo de forma isolada, já não fazia mais sentido pra mim, fui  buscar em outras fontes  que têm o conceito da globalidade e da consciência corporal. Essa visão mais ampla do corpo trouxe qualidade, eficiência e variedade para o meu trabalho, saindo da mesmice e dos exercícios maçantes e repetitivos, respeitando assim o que cada corpo apresenta, proporcionando funcionalidade e evitando compensações.
Quanto à prática, é importante criar uma rotina baseada em objetivos, desejos e metas. E para isso, o que precisa ser feito é uma avaliação criteriosa. Avaliar as qualidades físicas básicas, habilidades motoras. Verificar quais são as dificuldades, facilidades, que esta pessoa tem em fazer um simples movimento, como agachar, levantar, flexionar o tronco, ficar na ponta dos pés, movimentos do dia-a-dia, movimentos básicos. E, aí sim, montar, orientar, organizar, re-organizar, a programação. Estabelecer os objetivos a curto, médio e longo prazo. Atualizar as metas e procurar checá-las a cada 3 meses.

3- É importante levar a pessoa a pensar durante um exercício, nos movimentos diários? Fazendo um link com isso, quando se corrige uma execução?

Claro! Esse é o papel de um educador físico. Ensinar o aluno a observar o seu corpo durante o movimento. Mostrar pra ele o que ele está fazendo e da maneira como está fazendo - um bom apoio dos pés, utilizar o centro de força, alinhamento da coluna.  Mostrar pra ele que todos os músculos funcionam de uma maneira encadeada e não isoladamente. É importante perceber que num simples agachamento, várias articulações estão envolvidas - tornozelo, joelho, quadril, coluna - e isso envolve muitos grupos musculares, além do que esse exercício está associado, ao sentar e levantar. Se a gente não atentar pra isso fica um exercício somente com o olhar do fortalecimento dos músculos e não da funcionalidade dele. Quantas vezes fazemos isso por dia?

4- Qual a mensagem que você daria para os seus ex-clientes que acham que você hoje só faz meditação e respiração?

Ao dar um grupo, uma aula individual e, ou Yoga, tenho os mesmos objetivos: trazer uma consciência do corpo, da respiração, do movimento, perceber, reconhecer o antes e depois, como chegou e como está saindo. As pessoas, muitas vezes, são atraídas pela técnica, Yoga, Pilates ou Ginástica Tônico Funcional.  E com a minha bagagem,  a minha formação, sou a soma disso tudo. Antes de qualquer rótulo, sou Educadora Física, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (Avaliação e Medidas) com especialidade em Treinamento Desportivo, Fisiologia do exercício. E ao longo dessa caminhada fui agregando o conhecimento do Método GDS, Educação Somática, Pilates, AGIR. E durante esse tempo, a relação corpo e mente era algo realmente inseparável pra mim. Continuei na minha busca, com isso fui me aprofundando no autoconhecimento, yoga, meditação e técnicas de respiração. Acredito na atividade física que tenha uma abordagem na globalidade e na utilização adequada dessa “máquina” chamada corpo que tanto sofre com a vida corrida e que gera um estresse danoso a nossa saúde.



Atividade Física 
Descobrindo Novas Possibilidades


Fazer diferença no momento da orientação de um exercício, dar atenção ao aluno/cliente, foi o que eu sempre busquei desde que comecei a dar aulas. Mas ao longo do percurso, fui descobrindo novas possibilidades.

Depois de perceber os entraves causados pela má postura e do uso inadequado do meu corpo, precisei “buscar” essa tal consciência corporal. Fui então, fazer aulas de consciência corporal em grupo. Percebi que algo tinha mudado na minha forma de ver o meu corpo e consequentemente mudaria a minha conduta como profissional. Fui conhecer outras alternativas de um exercício mais consciente e eficaz através de cursos e workshops: Pilates, GDS, AGIR, Educação Somática e outras técnicas que me trouxeram uma bagagem não só corporal, mas profissional. E durante esse tempo, a relação corpo e mente era algo realmente inseparável pra mim. Continuei na minha busca, com isso fui me aprofundando no autoconhecimento, yoga, meditação e técnicas de respiração. Atualmente venho consolidando a minha prática pessoal e profissional. Acredito na atividade física que tenha uma abordagem na globalidade e na utilização adequada dessa “máquina” chamada corpo que tanto sofre com a vida corrida e que gera um estresse danoso a nossa saúde.

Daniela Gatti
Educadora Física CREF 0240/RJ Instrutora de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário