Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

FISIOTERAPIA/R.P.G.

FISIOTERAPIA-R.P.G.
Vania Maciel/Maristela Silvério/Elizângela Ferreira/Tania Lourival/Thaís Pagy
de 2ª à 5ª feira - 8h às 19h

ENTREVISTA

com Elizangela Ferreira

1- Fale um pouco do seu trajeto profissional. Fisioterapia foi sua primeira escolha?

Minha primeira escolha foi Administração, no entanto eu não estava satisfeita. Resolvi trancar a matrícula e iniciar um novo curso. Nesse período decidi pela Fisioterapia. Fui bailarina clássica e atleta, sempre trabalhei o meu corpo e tinha um fascínio ao ver o fantástico corpo humano em ação. Eu precisava saber mais sobre ele, seus sistemas, funções e meios de reabilitação. Concluí a graduação em Fisioterapia e posteriormente no método pilates.

2- O que é mais importante de ser observado nos seus atendimentos em grupo?

Trabalhar em grupo não significa que todos estejam no mesmo nível, pois cada um tem a sua particularidade, sendo assim o trabalho busca desenvolver a consciência corporal, onde cada indivíduo passa a conhecer melhor o seu próprio corpo, suas dificuldades, qualidades e novos recursos para se sentir melhor, cada um evoluindo no seu próprio tempo.

3- E, no atendimento individual, esse olhar muda?

No atendimento individual a relação terapeuta-cliente é mais consistente, propiciando ao terapeuta uma investigação mais profunda. É quando o cliente se sente mais à vontade para falar de seus medos e angústias que, definitivamente, interferem no bem-estar do seu corpo físico.

4- Como você descreveria o seu trabalho?

Um tratamento com um olhar global sobre o cliente, orientando-o e conscientizando-o de que ele também é responsável no processo dessa busca pelo bem-estar. A fisioterapia atua não só de forma reabilitacional, mas também preventiva, uma vez que o cliente adquire consciência corporal e entende os mecanismos de lesão, ele passa a evitar as situações de sobrecarga, ou aquelas que estão entre as principais responsáveis pelo desequilíbrio corporal.
Elizangela Ferreira 
CREFITO 42176-F-Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates





"Minha Dor...” 

Acorde! Ela não faz parte da sua natureza.

Como fisioterapeuta, atuo no tratamento de diagnósticos variados, e agora percebo que as queixas chegam evidenciando dores de longa data, mas que por algum evento atual se intensificaram de forma súbita.

Quando se trata de uma dor persistente, a maioria pensa que ela é inútil. Como se ela já fizesse parte da sua vida. Esse é um grande erro. Nenhuma dor deve ser incorporada ao seu ser como se fosse sua. Você não deve desenvolver uma relação com esse sofrimento contínuo e por mais que a dor chegue de forma sutil e sem trauma, ela é um indicio de que algo não vai bem, e se você não der atenção, ela vai se instalando até que se recusa a ir embora. Você sabia que nem sempre ela é de origem física?

Um desgaste não físico provoca alterações no cérebro e sistema nervoso, que reconhece esse desgaste como um agente agressor, que por sua vez coloca o organismo em estado de alerta para comunicar um mal sofrido, essa comunicação com você pode se manifestar através da dor. Na minha trajetória profissional aprendi que o relato do paciente abordando não apenas traumas sofridos, mas também seus medos e angústias contribuem para desenvolver o tratamento mais adequado, descobrindo as áreas mais fragilizadas e suscetíveis à dor. Uma abordagem que faz a diferença e só mesmo um profissional com visão mais profunda e investigativa conseguirá devolver ao seu cliente a qualidade de vida que ele merece. Acredite: Você pode se livrar de uma dor crônica.



Elizangela C. Ferreira
CREFITO 42176-F -
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

Um comentário: