2ª feira-11h e 4ª feira-17h
ENTREVISTA com Vania Maciel
Entendo que cada cliente é responsável pelo seu corpo, sua saúde e, quase sempre, pela falta dela. Busco que ele priorize um olhar mais interno do que externo. O movimento, a postura e tudo que possa ser integrado a cada instante, é tão valioso quanto alongar uma cadeia muscular com perfeição. Com um campo maior da consciência, com o aterramento necessário, ele vai reencontrando formas de negociar com o seu corpo. A natureza do organismo sadio é fluir- cada célula interagindo com o todo- e, quanto mais livre, mais harmonia, conforto, intimidade e maior a vontade de estar confortável em si mesmo.
O que você mais gosta no trabalho de grupo?
Acredito que o grupo cria um campo de inteligência com uma enorme força de cura. Quando o grupo se coloca em círculo, é como se sentíssemos a força da mandala ser acionada. Vamos, cada um, entrando em sintonia, como antenas ligadas ao campo maior da consciência.
Temos a proposta de um encontro semanal, onde juntos construímos uma egrégora, na busca de mais do que o conhecimento de uma técnica de reeducação postural. Procuramos exercitar as possibilidades de um repertório de posturas, massagens e movimentos que possam ao mesmo tempo nos expandir, nos fazer sentir ligadas ao todo, à riqueza interna do nosso corpo físico e energético – funções palpáveis como músculos que se soltam, vista que clareia, enjoo que passa, até sensações mais sutis, difíceis de serem traduzidas em palavras.
Com você prepara suas sessões?
Sempre digo que monto minha série, levando em conta a demanda de cada um, incluindo a minha mas não necessariamente atendendo à queixa de cada um.
Há uma forte comunicação durante o trabalho que vai mudando o perfil a cada proposta, como um caleidoscópio que gira. Por estar inteiramente presente e conectada a cada um dos participantes, muitas vezes respondo às dúvidas, mesmo as não expressas.
Os clientes dizem que não repito sequências. Acho que elas são como bordados. Tenho vários fios que recolhi ao longo do trajeto, com práticas diversas, mas o bordado mesmo, só vou conhecer no final e para isso dependo 100% de quem está junto, bordando comigo. Acho que não sei fazer de outro jeito.
Vania Maciel
Terapeuta Corporal CREFITO 875 - F
Trajetória: sócia fundadora do Grupo Integrado de Reabilitação/Casa do Parto Nove Luas Lua Nova /Corpo Vital e atualmente responsável pelo Espaço Corporal Vania Maciel
Nenhum comentário:
Postar um comentário