Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Física Moderna em oposição a Física Clássica

Continuando a ler o artigo da Psicóloga e Educadora Sandra Celano, deparo-me com este tema. Não é um tema fácil para o meu tipo de raciocínio, mas fui lendo bem devagar e acabei com vontade de conversar, de compartilhar...
Segundo o texto, "o universo não é mais visto como uma máquina composta de elementos reunidos, que era a posição da "Mecânica" de Newton, alicerce da Física Clássica.... A Física Moderna sugere hoje que o pensamento oriental pode fundamentar filosoficamente as teorias científicas contemporâneas. A forma de perceber o mundo do oriental e do físico são hoje altamente semelhantes -um sistema de componentes inseparáveis, em permanente integração e movimento, sendo o homem parte integrante desse sistema.

A Física Moderna, então, com suas teorias, entre outras, a teoria quântica e da relatividade, leva-nos e adaptar uma visão mais sutil da natureza, holística e orgânica.
...
...Segundo Capra(1983), todo o universo está, pois, empenhado em movimento
e atividade incessantes, numa permanente dança cósmica, revelando um alto grau de ordem. Movimento e ritmo, portanto, são propriedades essenciais da matéria.

Estamos todos, então, imersos nesse mar de partículas, como num oceano infinito, todos interferindo em tudo, não havendo nem a possibilidade de observação objetiva da realidade, uma vez que os físicos declaram que o observador de um fenômeno interfere na essência subatômica do mesmo. O observador, em outros termos, é participante.
...
Se o observador é também agente, se é possível com a mente interferir tão intrinsicamente no mundo, onde está o sentido para os comportamentos determinados pela hipervalorização de um eu isolado?"

Bem, o assunto é vasto...Se alguém quiser conversar será um prazer.

Regina Rangel

Um comentário:

  1. É vasto e fascinante! Há alguns anos vejo "de perto " essa convergência: o Lama Padma Samten, orientedor do nosso grupo de estudos, antes de se tornar Lama era professor de física quântica na universidade federal do Rio Grande do Sul. Não é maravilhoso que se possa confirmar o que já se sabe intuitivamente? Bjs

    ResponderExcluir