Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PERÍNEO

É um mistério: na era do culto ao corpo, quando tanta gente sabe nomes de músculos na ponta da língua, o períneo permanece desconhecido e mal aproveitado.

Claro não dá para exibir essa musculatura mais profunda. Mas será preciso tanta sutileza para lidar com essa estrutura essencial a funções básicas como fazer xixi, sexo ou manter a postura?

O períneo, como qualquer outro músculo, tem que ser movimentado para não perder a força. Fazer um treino de força regular é a melhor forma de prevenir problemas futuros, como a incontinência urinária na velhice.

Homem também tem períneo – Essa musculatura tem um papel secundário na ereção, mas ajuda o músculo eretor do pênis a atingir o grau máximo.

Já, na mulher, o trabalho é mais pesado: o assoalho pélvico sustenta mais órgãos (útero, ovário) e, frequentemente, o peso da gravidez.

Exercitar o períneo é bom para homens e mulheres de qualquer idade, mas é ainda mais importante para mulheres que já tiveram filhos. Nas mulheres, o treino aumenta a lubrificação e a sensibilidade do canal vaginal.

Fala-se muito, conhece-se muito pouco. Muito importante explorar, reconhecer que o nosso assoalho pélvico (ou períneo) desenvolve múltiplas funções. Aqui vamos focar mais na sua importância para estabilizar uma Boa Postura.

Há tempos nosso “Esquema Corporal” deixou de ser uma rica representação do “homus erectus” que somos e ficou mais para o “homus sentadus” que nos tornamos. Passamos 90% da nossa vida acordados, na posição sentada, melhor dizendo mal sentados, o que nos acarreta muitos encurtamentos, má postura, dores e disfunções musculares como é o caso de nosso famoso Períneo.

Primeiro passo é sempre o Autoconhecimento --conhecer a bacia como estrutura óssea, toda sua parte mole e funcional (o que temos acima, abaixo, na frente, atrás...)

A partir desse reconhecimento, usando materiais (tatus, bolas, rolos, mãos) passamos para sentir sua respiração, suas ligações, suas funções fisiológicas, e por fim seu fortalecimento.

Contração do períneo

Quando você vai fazer a organização do quadril, contrai o períneo para aproximar os dois ísqueos e, depois o cóccix do osso do púbis. A coluna lombar fica bem posicionada e dá uma base sólida para a organização de outras articulações.

Ginástica para musculatura profunda



Um comentário: