Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Consciência – O corpo através do corpo (Resumo do texto de Thich Nhat Hanh)

Consciência – O corpo através do corpo
(Resumo do texto de Thich Nhat Hanh)

Meditar significa estar atento ao que esta entrando no domino dos elementos que compõem a nossa própria pessoa.
A compreensão destes elementos conduzirá a nossa libertação.
O primeiro elemento é chamado forma. Forma que significa nosso corpo.
Será que realmente nós nos preocupamos com nossa forma , nosso corpo?
Buddha nos aconselha a em primeiro lugar tentar fazer as pazes com nosso corpo.
Reconciliar-se com o corpo é o primeiro ato da meditação.
Os quatro domínios da meditação são: 1º o nosso corpo; 2º os nossos sentimentos; 3º a nossa mente, nossa consciência; 4º objetos mentais.
Meditar significa voltar para estes quatro domínios.
A respiração é parte do nosso corpo, portanto a atenção à respiração já possibilita o retorno ao nosso corpo.
A respiração atenta nos devolve ao nosso corpo, aos nossos sentimentos, a nossa mente. Permite-nos entender as necessidades do corpo.
Se você praticar a respiração atenta retornará também aos seus sentimentos, todas as suas formações mentais como medo, desejo, amor, etc, regressarão e poderão ser reconhecidas e assimiladas e os deixarão livres.
“Inspirando, eu sei que estou inspirando , Expirando eu sei que estou expirando.”
“Inspirando, eu me sinto vivo, Expirando eu sorrio.”
A pratica da meditação requer voltar ao momento presente. Viver cada momento da nossa vida diária profundamente é a nossa verdadeira pratica. Desta forma a respiração atenta pode nos devolver ao aqui e agora.
Há também outros modos de voltar ao aqui e agora : andar atentamente, limpar-se atentamente , comer atentamente, porém a respiração pode ser praticada a qualquer hora.
Vocês podem praticar deste modo: ”inspirando, eu estou atento ao meu corpo inteiro, expirando, eu sorrio para meu corpo”. Nesta pratica reconheçam o corpo nas quatro posições: de pé, sentado, caminhando, deitado.
Estejam atentos aos movimentos do corpo.
É importante ver que a meditação não é uma pratica para o futuro e sim para a felicidade no aqui e agora.
Cuidando bem do presente, vocês cuidarão do futuro.
Cada passo é por si só um fim.
No Budismo não há distinção entre meios e fins, tudo que se faz é por si só um fim.
Lembrem NÃO HÁ CAMINHO PARA A FELICIDADE, A FELICIDADE É O CAMINHO.
Não há nenhum caminho para o esclarecimento, o esclarecimento é o caminho. Pois o esclarecimento é a consciência e a consciência é a capacidade de estar atento ao que esta acontecendo.
O esclarecimento não é uma questão de futuro e vocês podem praticar o esclarecimento a todo o momento de suas vidas diárias.
O primeiro objeto de nossa consciência, de nossa meditação é o corpo.
Usem a respiração para melhorar a qualidade de vida e então envolvam e reconheçam o corpo.
Pratiquem de modo que todo ato que vocês fazem se torne um ato de esclarecimento, um ato que pode trazer solidez, paz e liberdade imediatamente.

Maristela da Rocha Silvério
Fisioterapeuta- Acupunturista

 — com Stela Rocha em Espaço Corporal Vania Maciel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário