Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

HARMONIZANDO OS MERIDIANOS ATRAVÉS DA PULSOTERAPIA

HARMONIZANDO OS MERIDIANOS 
ATRAVÉS DA PULSOTERAPIA



Vania: O que é Pulsoterapia, como que nasceu a Pulsoterapia, como que isso tem acontecido, se isso é uma tendência mundial, se tem mais algum lugar que isso esteja acontecendo, como é o trabalho da Pulsoterapia?

Maristela: Pode-se até não ocorrer com esse nome, mas é uma maneira de tratar que existe, acho inclusive que é uma maneira de tratar que passa pelos grandes mestres, por terapeutas que com a presença deles e o toque já harmonizavam o cliente, grande parte  do tratamento, já era realizado durante o diagnóstico e o primeiro contato.O Terapeuta diagnosticando através do pulso, entrando em sintonia com o cliente, fazendo a conexão com o cliente, desde de que o cliente permita que o terapeuta entre no espaço dele, tem que haver essa permissão, e aí uma vez que ele permite o terapeuta entra no espaço, sintoniza com ele e o próprio cliente vai iniciar sua cura, harmonização do meridiano é muito do cliente, ele harmoniza, é como que o terapeuta desse a dica para o cliente, como um guia que indica a estrada a seguir, chegando à harmonização. Naquele momento em  que o terapeuta toca o pulso inicia a conexão, fecha um circuito , naquele circuito você estabelece um equilíbrio das forças, das energias que perpassam o cliente.Mas é   preciso  estar no momento presente, da percepção plena, no momento em que o terapeuta está com atenção plena naquilo que está fazendo, não é preciso às vezes um tempo imenso, pode ser até um tempo curto, mas intenso, eles tem que estar conectados com ele, e  aí se consegue harmonizar o circuito. O que é um pouco mais difícil, é justamente fechar esse circuito, é fazer essa conexão e fechar, aí o resto flui muito bem.


Vania: Como podemos entender a diferença entre aferir o pulso para saber como tratar, que é uma coisa que sempre os acupunturistas faziam e continuam fazendo e o momento em que você muda a sua postura e começa a tratar, e o momento de aferir e tratar ao mesmo momento? O que diferencia um do outro? 

Maristela: É um pouco difícil  definir porque no momento em que você cria bem essa conexão, é muito curto o período entre o diagnóstico e o tratamento.

Vania: Você acredita que a intenção terapêutica pode ser o que realmente faz essa diferença?

Maristela: É. Às vezes você está com seu foco é só no diagnóstico do pulso, o que na verdade no primeiro instante é legal você abrir a mente para só receber o pulso, como aceitando como ele vier, sem desejar mudar nada.

Vania: Mas isso existe mesmo na Pulsoterapia? 

Maristela: Existe, você não pode desejar uma mudança sem aceitar primeiro o que é , simultaneamente criar uma conexão e aí  realizar a  mudança em acordo com o cliente.

Vania: Parece que existe um momento de aferir antes para saber o que intencionar, você intenciona pontos ou se você entrega para o inato, e existe um 3º momento que você vai aferir para saber o que aconteceu.

Maristela: Sim são 3 momentos, nesses 10/20min. E esse 2º momento vai muito do que o paciente pede para você, por exemplo, no momento em que eu aferi o seu pulso, ficou muito claro para mim o TA5, o TA5 apareceu na minha cabeça, não apareceu à custa do nada, eu senti, você me mostrou que tinha um bloqueio aí no nível superficial do pulso direito, era um bloqueio desses 3 níveis de energia e aí o que veio? Eu deixei em branco a mente, veio TA5. Esses 2º e 3º momento se confundem, ao mesmo tempo quando eu pensei no TA5 já liberei você trabalhou o TA5, eu só tive que intencionar. mas você quem me permitiu , senão ficaríamos só no primeiro momento, o do diagnóstico.

Vania: Eu diria que o meu inato te ofereceu essa informação, porque era uma informação que a sua consciência, o teu conhecimento podia compreender.

Maristela: Por isso eu imagino, que  a Pulsoterapia  possa ser usada por outros profissionais, porque na verdade no meio do caminho dependendo da linguagem que o terapeuta tenha, o inato vai falar para ela fazer outra coisa, vai lá faz um esparadrapo, faz uma massagem, talvez a Pulsoterapia possa usar mais recursos nesse tempo intermediário, vai depender muito da bagagem que o profissional tenha quanto mais bagagem, mais coisas ele tem para oferecer para esse cliente.Estamos trabalhando com uma terapia vibracional, de energia, por isso ela é muito rápida, porque ela mede numa dimensão da energia, se a gente for pensar na acupuntura diríamos que ela pode ter uma dimensão física (acupuntura para o tratamento da dor) e espiritual que age mais rápido (acupuntura que visa uma harmonização das energias). Você pode usar também a Pulsoterapia numa sessão normal, como parte de uma sessão normal, por exemplo, uma cliente que não gosta de agulhas, no caso do idoso que não devemos usar muitas agulhas devido a questões de energia em deficiência.

Vania: Eu vejo isso muito semelhante ao Body talk e com balanceamento, que no caso pergunta-se ao inato se tem algo mais que queira te mostrar naquele momento, que a partir do momento que você trabalhou a ponta do iceberg, a ponta do desequilíbrio da pessoa e, aquilo se restabeleceu. Tem duas coisas que eu gostaria de sugerir no trabalho, na aferição inicial um pedido se eu estou autorizado a mexer vibracionalmente nesse corpo, se o inato dele me permite isso, autorização e no final se ele tem alguma coisa a mais a partir daquela minha interferência, porque é uma interferência, apesar de ser vibracional, se há algo mais que ele quer pedir para que seja equilibrado.

Maristela: No pulso de qualquer forma isso vai aparece, porque quando você não entra em sintonia – e já aconteceu isso comigo – o pulso endurece, então ele não está aberto para você, ele fica duro a ponto de ter que tirar a mão, aí tem que ir pela parte clássica da acupuntura.

Vania: Aqui a pergunta é, posso? Pode. Tem alguma coisa que impeça de eu fazer a Pulsoterapia? Não. Então faço. Algo mais?

Maristela: Porque ele amacia e endurece na hora.

Vania: Para que tipo de pessoa é vantajoso?

Maristela: Para quem tem medo de agulha,  para quando se tem pouco tempo para realizar o tratamento,sempre lembrando que se conexão  não ocorre não temos como realizar o tratamento.
Quando você está num processo físico muito brabo, intenso, muitas vezes você não consegue uma resposta só com pulso, como o pulso é uma coisa sutil para trabalhar a organização, ele não é imediato no alívio da dor. 

Vania: Então eu posso acreditar nessa sua fala, que pessoas que estão sofrendo agressões, talvez seja mais interessante usar só o pulso, porque ele não sofra mais uma agressão; pessoas que não podem sofrer mais perda de energia com o uso da agulha.

Maristela: Uma pessoa que está com dor na coluna, uma contração muscular, não é que não vá agir, ele vai demorar mais para agir , talvez não seja tão efetivo para a pessoa que deseja um alivio imediato da dor , então você faz a Pulsoterapia e os outros tratamentos.Mas as vezes mesmo estes casos de dor  podem ter uma resposta rapida como por exemplo: Vânia com dor no ombro, fez Pulsoterapia a dor diminuiu.

Vania: Você acha interessante que a pessoa saiba que ela está num trabalho vibracional, para que ela participe ativamente da intenção?

Maristela: É bom que ela saiba, mas o pulso muda independente que ela saiba ou não, mas como consciência o trabalho é melhor.

Vania: Então duas pessoas presentes, duas pessoas consciente, duas pessoas intencionando, questão de um grupo, mais de um. Força de grupo.

Tania: Ás vezes você tem dúvida de um ponto, o pulso te mostra direitinho qual é o melhor, ele amacia

Vania: Imagina que você tem uma dúvida em qual ponto do  de acupuntura, de qual ponto exatamente, você acha que você pensa , intenciona  e o corpo encontrar o ponto, ou você acha que tem que mentalizar o ponto?

Maristela: Eu normalmente mentalizo o ponto por ser mais rápido, por mim eu mentalizo o ponto, porque ajuda no foco, mas às vezes o corpo não ajuda nada, ele não altera ou altera para pior, aí infelizmente embora eu achasse que era o melhor, não era. Ele te sugere outra coisa, tem que esvaziar a mente para ouvir o pulso, porque a pessoa que é preparada o ponto vem muito claro e o pulso mostra, no caso de Vânia, eu pensei no TA5, imediatamente a energia fluiu.Mas como nos realizamos bem a conexão, tudo flui mais fácil. Nem sempre é assim.

Tania: Quando você trabalha o pulso e você vê algo no meridiano do Intestino Grosso , você pensa em um ponto, e não flui como você esperava, mas na verdade você tem que trabalhar o outro meridiano o do Pulmão e aí a energia passa a fluir melhor, o Meridiano do Pulmão é responsável pelo peristaltismo, é o que se falou, você precisa esvaziar a mente para que ela possa captar o que o corpo está apresentando para você.

Maristela: Não acho que é fácil permanecer focada no presente e por causa disso essa é a maior dificuldade, é necessária a prática como na meditação


Vania: Não basta conhecer os meridianos no pulso, tem que praticar, tem a desenvolver a sensibilidade.  


Vania Maciel

Formada em Fisioterapia. Sócia Coordenadora do Espaço Corporal e da equipe transdisciplinar. Life coaching e responsável pela triagem e orientação do tratamento corporal dos cliente, realiza atendimentos individuais e em grupos de Consciência Corporal.

Maristela da Rocha

Maristela formou em Fisioterapia na UFMG-BH , fez residência no Hospital SARAH/DF.Trabalhou em Ouro Preto/MG atendendo Fisioterapia Geral.Em Salvador /BA trabalhou na reabilitação de pacientes amputados e foi professora da PUC .Em Porto Alegre/ RS trabalhou no Centro de Reabilitação do INSS. Realizou a Especialização em Acupuntura pela Faculdade Pestalozzi /RJ.Fez estagio em Acupuntura no Hospital Mianyang, Sichuan/China. Esta fazendo a formação em Acupuntura Japonesa - Sistema Hari.

Tania Lourival

Fisioterapeuta formada pela Estácio de Sá e Pós graduada em Acupuntura pela Faculdade Paulista. Realizou diversos cursos, com destaque para os de aromaterapia e medicina oriental.



Um comentário:

  1. Só experimentando para sentir como um trabalho tão sutil e rápido e ao mesmo tempo profundo.

    ResponderExcluir