Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ecologia na abordagem Holística

Será que dá para pensar em Ecologia sem inserir o homem consciente?


Não é possível o equilíbrio com a natureza sem que o homem como um todo se transforme, diz Sandra Celano, em seu artigo. E ela vai mais além , diz que para querer a reversão do processo na Terra, hoje assustador, não basta que uma minoria desperte para a séria questão da natureza interior a fim de que esta lhe sirva, lhe possibilite continuar a respirar, a se alimentar, a lhe fornecer água potável.

Ela diz ainda que se o homem não acordar para a Terra, como um organismo e cada uma de suas partes como elementos, como subsistemas deste organismo, qualquer mudança será meramente superficial_ é como se colocasse um curativo sobre uma ferida não tratada profundamente. O que observamos e sofremos hoje não passa de um fruto de nosso próprio desajuste com a nossa própria natureza interna; simplesmente vivemos o reflexo de nossas próprias emoções desequilibradas. Assim como nos processos de somatização, o corpo-Terra hoje fala da postura humana diante da vida como um todo.A visão fragmentada do Universo, através do qual se vê apenas a parte ( geralmente a do eu e do meu ) impede a visão e uma postura de totalidade, através da qual se descobre que não se vive sozinho, que o ar que está percorrendo nosso sangue, hoje, agora neste momento, já passou por outros organismos humanos, já foi rios, mares, nuvens; que o ódio que instilo agora, sobre minha família ou sobre meus patrões ou empregados com certeza tornará a passear pelo meu organismo interno sob qualquer forma energética e que sofrerei as conseqüências.

Enfim, mudanças internas profundas se fazem urgentes. Não dá para fechar os olhos e achar que o problema está no outro. Somos todos responsáveis pela vida neste nosso planeta Terra.

Regina Rangel

Um comentário:

  1. Pela vida, pela qualidade de vida, pelos recursos para a vida, pela manutenção da vida no planeta. Beijos

    ResponderExcluir