Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

LONGEVIDADE SAUDÁVEL

O Espaço Corporal Vania Maciel - APRESENTA: Café - Debate - 31 de maio a 28 de junho

Os encontros serão realizados todas as terças, de 12:45h às 14h, e o foco será:
LONGEVIDADE SAUDÁVEL

A idéia é de uma apresentação de aproximadamente meia hora, e, em seguida um café-debate, onde colheremos sugestões para atitudes ou mudanças de comportamentos que facilitarão nossa vida futura.

LONGEVIDADE SAUDÁVEL lembra mobilidade, atitude, independência, lucidez, alegria, sexualidade, vitalidade, dinamismo e o que mais pudermos semear no presente.

O que podemos semear hoje para termos uma velhice saudável? Até lá!


Será que você vai soprar as 100 velinhas do seu bolo de aniversário!


Faça suas compras.

Você está indo ao supermercado onde pretende comprar 10 itens com a intenção de montar um cardápio saudável. Escolha dez entre esses vinte e depois confira o seu resultado.

1. Sorvetes

2. Chocolate amargo

3. Salgadinhos de milho

4. Aveia

5. Pizza

6. Frango sem pele

7. Batata frita

8. Pão integral

9. Salgadinhos de batata

10. Cebola roxa

11. Bacon

12. Azeite

13. Cachorro-quente

14. Chá-mate

15. Donuts (Rosquinhas)

16. Ervas e alho

17. Refrigerante

18. Suco de uva

19. Refrigerante Diet

20. Leite desnatado


9 ou 10 itens pares: parabéns! Você com certeza vai soprar as 100 velinhas do seu bolo de aniversário!

7 ou 8 itens pares: quando chegar aos100 anos talvez tenha dificuldade de soprar todas as velinhas...

5 ou 6 itens pares: se continuar assim vai ser um longevo cheio de amigos médicos e tomando uns 15 comprimidos por dia...

3 ou 4 itens pares: você não tem estado muito atento ao que come... Seu médico já sinalizou alterações nos seus exames?

1 ou 2 itens pares: talvez seja a hora de repensar sua alimentação e trocar a farmácia pela feira. Ainda dá tempo!

10 itens impares: hum... você não tenha pensado muito a respeito de longevidade, não é? Uma boa alimentação é um excelente aliado da sua saúde. Que tal repensar o que você come?

Veja como cada item contribui para sua saúde.

1. Sorvetes - geralmente possuem altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

2. Chocolate amargo - "Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite", afirma a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. "Sem falar que fornece catequinas, substâncias que ajudam a sequestrar o LDL e impedir sua oxidação".

3. Salgadinhos de milho - esse alimento causa flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

4. Aveia - tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. "A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol", explica Alicia de Francisco, coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. "Observamos que elas ainda aumentam o HDL."

5. Pizza - feitas de farinha branca, as pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

6. Frango sem pele - "Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo", esclarece a nutricionista Cláudia Marcílio, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. "Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne" justifica.

7. Batata frita - batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas.

8. Pão integral - a massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol, com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.

9. Salgadinhos de batata - além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

10. Cebola roxa - as hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina, que reduzem consideravelmente a concentração de gordura no sangue. Morangos e cerejas, também são reservas de antocianinas.

11. Bacon - o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%.

12. Azeite - uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. "Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom", afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo.

13. Cachorro-quente - um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes.

14. Chá-mate – o mate faz bonito se o assunto é colesterol. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes.

15. Donuts (Rosquinhas) - entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

16. Ervas e alho - em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho, que tem compostos capazes de controlar o colesterol. Ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação, um fenômeno que não poupa o LDL, tornando-o ainda mais danoso para as artérias. Mas essa ação pode minguar quando os ingredientes são expostos a temperaturas elevadas. Procure acrescentá-los nos minutos finais do cozimento.

17. Refrigerante - uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins.

Os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

18. Suco de uva - é na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante.
19. Refrigerante Diet - além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

Essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio.

20. Leite desnatado - ele garante a entrada do cálcio no organismo, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. Tem o mesmo teor de cálcio que o leite integral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados.

Um comentário: