Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Gratidão por 2011

Hoje eu agradeço a esse Espaço por permitir o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Agradeço a todas as atividades regulares, e agradeço a tudo que produzimos ao longo desse ano.


Aqui no Espaço, o ano de 2011 nos trouxe uma série de acontecimentos. Podemos agradecer, mês a mês por esses eventos. Vamos relembrá-los?

Em janeiro iniciamos nossa programação de férias, tardes de lazer com várias oficinas, cine debate, além de promoções nos atendimentos. Do que você participou? Você pode ser grato ao mês de janeiro por ter lhe proporcionado o quê?

Em fevereiro, mantivemos nossa programação de férias, e ao mesmo tempo, investimos em estudos dos livros do SEBRAE para empreendedorismo. Desse estudo partimos para uma visão mais ampla da mulher, que de alguma maneira norteou nossas atividades nesse ano.

Também em fevereiro o 1° curso de massagem nos pés e um almoço comemorativo: 1 ano de Espaço Corporal. Sinta sua gratidão por esses momentos.

Em março, o dia da mulher. A mulher de menina a bisa, a mulher que comemora a delícia de ser quem é numa tarde de atividades coletivas, aqui com a gente. Como você vivenciou esse momento? O que você tem para agradecer?

Em março mantivemos a rotina de estudos nas nossas reuniões, mas dessa vez o tema foi o intestino delgado. Também em março, teve início as oficinas de leitura com os temas O efeito sombra; A idade dos milagres e O corpo vivo. Muita gratidão a tudo que fizemos nesse 3° mês do ano.

Em abril, o cine debate trouxe o filme Festa em família. A oficina de leitura continuou por todo mês e nas nossas reuniões estudamos intestino grosso e o rim.

Nós experimentamos também girokineses, participamos do Circuito Mulher promovido pelo shopping e abrimos espaço para que o Fernando Fratane desse um curso de argila. Você participou desses momentos? O que você aprendeu? O que você pode agradecer?

Em maio programamos a exibição do filme Irís, seguida por um debate. Fernando Fratane trouxe a discussão sobre metafísica das doenças e ensinou sobre chás, tinturas, pomadas, garrafadas e xaropes.

Nós começamos a pensar o projeto vida longa e saudável e já no fim do mês, tivemos o 1° Café Debate com o tema Longevidade. Como você agradece a essas pessoas que prestigiam nossos eventos?

Junho foi todo voltado aos cafés debates. Celeste e Gladson deram uma aula ilustrada sobre a saúde do idoso na abertura desse nosso ciclo.

Depois vieram o Jorge Nicolau e o Julio Parreira. Jorge falou sobre os aspectos físicos da longevidade: alimentação, sono, atividades físicas, suplementos; e o Julio falou da subjetividade, motivações e desejos.

Na terceira mesa contamos com Cesar Macedo, Fátima Cardoso, Fernando Fratane, Ilma Russo e José Luiz Feiten.

Falou-se do entusiasmo como a grande vitamina da nossa vida; da importância da mastigação e da saúde oral na qualidade de vida; sobre a percepção de que a longevidade inclui viver o agora; sobre os benefícios da boa respiração e a importância de compreendermos que estamos todos interligados, como galhos de uma mesma árvore.

Na 4° mesa Alexandre Vianna, Deise Fonseca e Doutor Pacheco.

Pacheco destacou os cinco passos para uma vida saudável: check up anual; guardar todos os seus exames, pois eles contam sua história; conhecer o histórico de saúde da sua família; aprender a se alimentar com qualidade; e atividade física regular.

Deise destacou a necessidade de preservar os 3 tesouros: os aspectos físico, emocional e espiritual.

E Alexandre destacou a diferença entre exame médico e interpretação de exames laboratoriais. Nos contou sobre a importância de conhecer a história do paciente para uma orientação individualizada, a importância da observação, do toque e da apalpação. Por fim, a constatação da importância da manutenção das saúdes física, mental e social para a qualidade de vida e consequentemente para uma longevidade saudável.

Fechamos esse ciclo com Ana Márcia, Gabriela Juncá, Malu e Regina Rangel.

Malu nos lembrou que o envelhecimento é um processo, e que pode ser mudado com atitudes preventivas, curativas e/ou paliativas. Gabriela nos explicou a diferença entre foto-envelhecimento, que é aquele decorrente do efeito do sol sobre a pele durante toda a vida; e queimadura solar, que ocorre pela superexposição ao sol. Ana Márcia falou sobre a sexualidade feminina, e explicou que começa na infância, não apenas com a relação sexual. Regina fechou a mesa nos lembrando da importância de viver o agora, sentindo a vida pulsar, gerando possibilidades. Ela encerrou recitando estrofes de um poema da Elisa Lucinda, Libação, de onde extraí essa frase: “A vida não tem ensaio, mais tem novas chances”.

Novas chances de agradecer por tudo que vivemos nesses debates.

Em julho uma nova turma do curso sobre plantas medicinais. Também em julho, Luiza nos apresentou o método Ivaldo Bertazzo. Convidamos Fernando Fratane e Durval Mota para falarem sobre medicina e ciência/ discurso e cura. Fernando falou que é sempre autocura, e Durval sobre a inexistência da doença. O que existe é a desarmonia, o desequilíbrio. Deixe fluir sua gratidão por tudo que você aprendeu nesses encontros.

Começamos agosto com a proposta de movimentar as 2° feiras. Segunda tem: oficinas! Eu trouxe a oficina de memória, Regina a oficina do pão; e Wagner a oficina som e movimento.

Também em agosto, Dóris deu uma palestra sobre espiritualidade na vida diária; Regina promoveu um debate após a exibição de um documentário que questiona a forma de ocupação e de organização do homem na terra, e recebemos Lucina para o curso o Som dos Chakras, falando sobre o som do coração.

Agosto terminou com o inicio do curso Hércules, Astrologia e Trabalho das nossas vidas, oferecido pela Dóris; e nossa participação no Bom Dia Saúde, onde a equipe apresentou a palestra Corpomente – compartilhando conhecimento e multiplicando experiências. Olhando agora para esse mês, também podemos multiplicar nossa gratidão.

Setembro começou com nossa proposta de divulgar fora dos encartes do Globo. E muitas reuniões para formatar o nosso Especial Saúde.

Tivemos uma aula experimental de iso pilates oferecida pela Thais, uma palestra oferecida pela Maristela sobre Recomeço – preparação para a primavera; uma outra palestra, dessa vez com a Marlene Salomé sobre os Ciclos da Vida, e fechamos o mês com a apresentação da proposta do Atelier de vida simples. Muita coisa para agradecer.

Outubro o nosso jornal ficou pronto e foi distribuído para clientes, vizinhos e parceiros.

Dani formou um grupo de yoga restaurativa; Ana e Carmen, nos encontros de vida simples, deram dicas para cuidar do ser e vivências com óleos essenciais; eu montei uma nova turma de massagem nos pés e Bianca veio nos dar uma palestra sobre Estresse e Nutrição. Sinta sua gratidão por esses eventos.

Em novembro Dani nos ofereceu a meditação da lua cheia; Vania um curso sobre EFT – acupuntura emocional sem agulhas; e todos juntos oferecemos peças para o bazar em benefício da ONG Retornado as Raízes, presidida pelo Fernando Fratane. Foque sua gratidão na troca de energias que beneficiou a todos nesse mês.

Fechamos o ano, com a feira de trocas promovida pelo Atelier de vida simples e a promessa de um workshop sobre Alimentação e Vitalidade oferecido pela Bianca para o ínicio de 2012. Também em dezembro, Bianca Inocêncio voltou a fazer parte dessa equipe.

Vejam-se envolvidos pela gratidão. Sem focar em nenhum evento do ano, sinta gratidão por tudo que você viveu em 2011.


Eu sou muito grata e tudo e a todos.


Bem vindo 2012!


Érima
http://www.erimadeandrade.blogspot.com/

Um comentário: