Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

COM A PALAVRA, os MESTRES - Thérèse Bertherat - Françoise Mézières - Philippe Souchard


O CORPO FALA

Thérèse Bertherat é fisioterapeuta; criou e implantou a antiginástica nos meados dos anos setenta em Paris.

Seu primeiro livro, O corpo tem suas razões, auto-cura e antiginástica, publicado pelas Editions du Seuil em 1976, vendeu mais de um milhão de exemplares no mundo inteiro. Suscitou um grande interesse junto ao público, assim como aos membros de deferentes profissões: fisioterapeutas, parteiras, professores de educação física, trinadores esportivos, psicólogos, educadores.

 

 
 
 
SÓ EXISTEM LORDOSES


Em 1947, a fisioterapeuta francesa Françoise Mézières notou em pacientes com queixas posturais que toda correção realizada na coluna dorsal, nos ombros ou nos membros inferiores levava a um aumento da lordose lombar ou da lordose cervical.

Observou que, quando tentava corrigir a nuca e os ombros, por exemplo, o tórax ficava bloqueado, com as costelas suspensas, por causa dos músculos da inspiração encurtados – o pescoço encolhido rebocava os outros músculos. Compreendendo, então, que a rigidez muscular poderia levar os diferentes segmentos do corpo a perderem sua autonomia em relação aos níveis vizinhos, Mézières elaborou alguns princípios, dentre os quais “só existem lordoses, a lordose é uma necessidade”.

 


É importante entender que a Lordose – em forma de L – é uma rigidez necessária para manter o corpo humano em pé. O problema é o exagero, quando se repete sempre o mesmo gesto, levando ao vício postural. Neste caso temos uma hiperlordose.

 

NOSSO CORPO É MOVIMENTO
Por que os músculos ficam rígidos?

 
 
Philippe Souchard, estudioso do movimento, acredita que os músculos que nos sustentam em pé ou sentados contra a força da gravidade –os chamados músculos antigravitários ficam enrijecidos, encurtados pelo uso constante. Eles são responsáveis pela pouca mobilidade indispensável à coluna vertebral. Por exemplo: os ossos da bacia – íleos e sacro – são os pontos de partida dos músculos das costas que sustentam a coluna vertebral (os espinhais).

 
 
A região lombo-sacra é montada pela ação conjunta dos músculos espinhais, diafragma e íleo-psoas, formando uma lordose, aquele fundinho, como se fosse um pires (figura 1).

 
 
 
A bacia pode estar mais horizontal, como é o caso do bumbum saliente (figura 2 a), por influência dos músculos espinhais e psoasilíacos quando se enrijecem juntos; ou mais vertical, o bumbum chapado, pelo freio dos músculos da pelve e isquiotibiais(figura 2 b).

 

 
 
 
 

 
Texto do Livro Mariana Huet – 25 anos de cuidados posturais – Rio de Janeiro, outubro de 2007

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário