Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A arte de sentar bem


O conflito do ser humano (éramos quadrúpedes, lembram?) é que ficar em pé durante muito tempo cansa e ficar sentado muito tempo deforma. A saída é variar as posições.
O principal fator de desconforto na postura sentada é a rigidez dos músculos das nádegas (piramidais da pelve), puxando demais numa só direção.
Existem duas maneiras de sentar: inclinando para frente para trabalhar, escrever, comer, ou inclinando para trás para descansar, viajar.
Descansar é preciso

Poltronas

Numa viagem prolongada de avião, carro, ônibus, e até nas poltronas de cinema e teatro, os músculos piramidais da pelve buscam o relaxamento abrindo os joelhos ou rodando a bacia para trás. Se estiverem encurralados pelo aperto da poltrona ou pelo vizinho, ficam retesados e a pessoa tende a escorregar a pelve para frente, invertendo a lordose, repuxando a articulação. Podem causar dores e até agravar o sofrimento do nervo ciático.
Cadeira de trabalho

Diferente da posição de descanso numa poltrona, a posição de trabalho exige uma ligeira inclinação para frente. A forma da lordose deveria estar sempre protegida, mas se o ser humano passa muitas horas sentado, acaba se deformando ... Nada resolve o problema de ficar 8 horas sentado(a) trabalhando, mas existem alguns estudos. Uns já estão ultrapassados; outros em teste.

Proteja-se! Dê um apoio a sua LOMBAR! ...

Para manter a forma da lordose vale tudo. Coloque na altura do elástico da calça: almofada, casaco dobrado, agenda, guarda-chuva fechado, até a mão fechada serve, em emergência.

Procure sempre cadeiras ou sofás altos – não se enterre em cadeiras baixas. Se preciso, empilhe duas almofadas firmes no assento. Não é preciso estar sempre ereto. Se a região lombar estiver bem apoiada pode-se até colocar as pernas para cima, num pufe. Poltrona é melhor do que sofá para sentar durante muito tempo.

Mas o melhor de tudo é a tábua de carne, dessas de plástico. Pura ou forrada com uma espuma, encaixada lá atrás, entre os bolsos da calça. Você vai se movimentar, mudando os apoios para descansas as nádegas. A tabuinha acompanha. Ela deve estar sempre grudada ao corpo. Carregue para o cinema, viagens.

Existem poltronas e cadeiras que já têm um bom apoio lombar. Nesse caso, se você está bem apoiado, ótimo. Mas veja bem se nas mexidas ao longo do dia não perde o apoio. A tabuinha é especialmente útil nas cadeiras de descanso – poltronas – ou automóvel, com o encosto reclinado.

... Nas viagens

Aproveite as esperas entre as conexões andando bastante: não se sente no bar. Use mochila em vez de mala de mão.

Use meias ¾ de suave compressão para prevenir trombose e faça massagem e movimentos com os pés, dedos e tornozelos.

Use um travesseiro, casaco ou cobertor dobrado sob o dorso para aliviar a pressão do encosto sobre a cabeça. O pescoço precisa ficar livre.

Use a tábua de carne de plástico bem rígido para apoiar a região lombar nas várias posições durante a viagem. Os mais habilidosos fazem uma capinha charmosa. A recomendação é valida para poltronas de cinema, de casa, do automóvel ...

Quando chegar ao destino, se ficar em hotel com colchão mole, não se constranja em buscar alternativas.
 
... No computador

O antebraço (braço|antebraço|mão) precisa ficar apoiado.

O punho deve ficar apoiado sobre uma base de espuma ou silicone.

Os braços devem cair ao lado do tronco – nem abertos, nem erguidos, nem avançando sobre a mesa.

Interrompa o trabalho com muita frequência e ande, atenda telefone em pé, andando; suba e desça escadas, mexa-se muito. As pernas devem mudar de posição frequentemente, apoiando no chão, no pufe, cruzadas, esticadas.

...Nas atividades domésticas

Use um banco leve (de plástico) para arrumar a cama, gavetas baixas, pegar comida no fundo da geladeira ou panelas sob a pia. Ao sentar, você pode se inclinar com mais segurança para realizar essas tarefas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário