Quem sou eu

Minha foto
Itaipu Multicenter, 3º piso, sala 328, Niterói, Tel: (21)2608-1088/8892-6195, Rio de Janeiro, Brazil
O objetivo do Espaço Corporal é integrar os vários aspectos da saúde. Despertar a consciência corporal e aprender a escutar o que o seu corpo diz, tem efeito positivo na manutenção da saúde, estimula o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis. Somos vários profissionais comungando de uma visão contemporânea do corpo físico, mental e energético. Desenvolvemos tratamentos individuais, em grupos, massagens, trabalhos de expressão artística e grupos de estudos. Para o Espaço Corporal, a saúde é um recurso para a vida diária, englobando a alimentação equilibrada, o sono regular, exercícios, lazer e cultura. Venha nos conhecer.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde - dia 07 de Abril

Para comemorarmos o Dia Mundial da Saúde, que é comemorado hoje dia 07 de Abril, segue texto da Vania Maciel, coordenadora da Equipe do Espaço Corporal.

Qualidade de Vida


Nos últimos tempos, esse tem sido um dos conceitos mais discutidos e menos praticado.
Nossa civilização moderna focaliza ainda as práticas de manutenção de saúde sobre o conceito de "patogênese" é um sistema que acredita em lutar contra a doença e não se fundamenta na promoção da sanidade/vitalidade.

Não basta ausência de sinais e sintomas para dizer-nos saudáveis. Atualmente a OMS define Qualidade de Vida como : " a percepção do individuo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações " ou seja, é uma postura inteiramente subjetiva, pessoal e inserida dentre uma multiplicidade de interesses e vínculos entre o indivíduo e seu entorno.

Então, atualmente qualidade de vida significa a efetivação de um Bem Viver, um cuidar de si satisfatório e autônomo, amizade, amor, consciência social participativa, consciência ecológica, vida satisfatória no seu ambiente físico, cultivo espiritual e estético, lazer, prazer de viver e realizar pequenas coisas cotidianas, cultivo de beleza em si e no entorno, busca de transcedencia e espiritualidade, poesia e satisfação, trabalho como vocação e prazer.

Devemos pensar que a sanidade não é uma conquista distante e utópica, mas parte da natureza humana. Há uma parte em cada um de nós que é sadia, harmoniosa e bela, e temos que nos aliar e ter esperança nesta parte boa e sadia de nós mesmos.
Precisamos contrapor esse sujeito sadio em nós ( que por muitas vezes está escondido, reprimido e observado ) ao Sujeito Frágil que somos condicionados a nos pensar.

Antes de sermos "pacientes" de algum terapeuta, precisamos manter a consciência daquilo que é anterior a consciência do SER acima do dilema entre o saudável e o doente.
O terapeuta/médico inspirado pelo espírito da salutogênese, não se detém só no prescrever medicamentos ou técnicas eficazes e sim, despertar aquele sujeito sadio interno no outro.

Isso pode ser feito por meio de uma orientação, aconselhamento ou em grupos com apoio na dieta se necessário, na psicoterapia, leituras, cursos, atividades físicas, arte.

É sempre bom lembrar o profissional de saúde não deve perder de vista o " cuidar de si " .

Não é possível uniformizar e generalizar uma fórmula boa para todos. Existe o princípio básico da singularidade, liberdade de escolhas motivações. É fundamentar, contextualizar o indivíduo e o seu estilo de vida. Por isso é tão importante saber escutar nosso Cliente.

Vania Maciel, coordenadora da Equipe do Espaço Corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário